quarta-feira, maio 02, 2007

Fausto Quintas encerrou semana cultural da Longra






















































Encerrou ontem a semana cultural “Viver em Liberdade”, promovida pela Casa do Povo da Longra. Tratou-se de uma sessão para crianças, denominada “Os homens bons foram à guerra”.
Desta vez, o convidado especial foi o escritor Fausto Quintas, professor do ensino básico, natural de Penafiel e radicado há muitos anos em Felgueiras.

Para além da sua faceta de escritor e docente, Fausto Quintas foi apresentado também como um menino que cresceu – um menino bom! – e que, um dia, teve ir para a guerra – a Guerra Colonial –, não porque quisesse ir, mas porque o obrigaram a ir. E, nesta perspectiva, foi mostrado às crianças que os meninos bons, não obstante terem participado numa guerra injusta, não perdem a sua bondade. Um prova disso é o facto de o escritor convidado continuar a escrever, porque é um cidadão normal, a quem a guerra não incutiu sentimentos nefastos.

Com efeito, Aurora Brochado, autora da instalação de arte contemporânea que esteve patente no Salão Nobre da Casa, fez a apresentação do escritor. De seguida, Joana Leite leu a obra de Fausto “O Regresso da Andorinha”. No final, ambas pediram às crianças para ilustrarem, em dimensões gigantes, toda a trama do livro, desenho que irá estar patente no corredor de entrada da Casa do Povo a partir do próximo sábado.

Antes deste encontro com Fausto, foram passados dois pequenos filmes, de quatro minutos cada, para crianças, “A Noite Saiu à Rua” e “O Cravo da Liberdade”. No final de tudo, foi passado um filme histórico, “Os Diários de Che Guevara”, de Walter Salles.