BOMBEIROS DA LIXA ESTÃO A RECUPERAR DE ACIDENTE…MAS PRECISAM DE AJUDA…
São muitas as pessoas que se têm preocupado e que têm acompanhado a recuperação dos Bombeiros que sofreram o acidente na Rotunda da Av. da Republica, na Lixa, mesmo junto ao Quartel, desde pessoas que ocupam cargos políticos, desempenham funções públicas, colegas de outras Corporações e mesmo pessoas anónimas.
Os 6 Bombeiros feridos estão bem e a recuperar das mazelas sofridas.
Contudo, há sempre gente com cargos e em lugares de destaque como responsáveis pelas Instituições pertencentes à Protecção Civil, que ao que sei nem se dignaram sequer fazer um telefonema, nem tão pouco a escrever duas linhas a esta Corporação para se inteirarem da situação. Concerteza não foi por falta de informação do ocorrido, pois este acidente chegou a ser notícia de abertura nos telejornais, infelizmente.
Tenho notado que, quando são precisos os serviços dos Bombeiros Voluntários da Lixa, esses notáveis, sabem sempre a que porta bater para serem servidos.
Com a devida vénia, eu informo-os do ponto da situação então:
- Seis Bombeiros da Lixa ficaram feridos num acidente, quando regressavam de uma instrução prática para melhorar a sua qualidade de prestação de socorro.
- Uma viatura, quase nova, específica para o combate a fogos florestais, está inoperacional e a sua recuperação é possível mas dispendiosa.
- A época dos fogos florestais está à porta, e os Bombeiros da Lixa têm menos uma viatura, o que dificulta o seu trabalho e acção.
- Sei que a Direcção e Comando dos Bombeiros da Lixa, estão a reunir esforços para avançar com a recuperação da viatura mas também sei que vão precisar de ajuda monetária, de valor significativo.
- Quando o “azar” bater à porta, e aos Bombeiros que a população vai pedir ajuda.
Já agora eu pergunto:
Já não é tempo de “irmos” ao encontro daquela Corporação e todos juntos ajudarmos a resolver este problema que afinal a todos nós diz respeito?
Aqui deixo o meu parecer, na esperança que esta “amnésia” não continue.
Ficam também estas reflexões:
“Lembra-te que nunca podes alterar aquilo que te acontece.
Se não gostas de certas coisas na tua vida, procura primeiro mudar o modo como olhas para elas.”
(Lisa Engelhardt)
“O trabalho voluntário não é só uma bênção para quem o recebe, mas também uma enorme fonte de satisfação e crescimento para quem o dá.
Procura ajudar os outros e faz do teu pequeno mundo um melhor local para se viver.”
(Daniel Grippo)
Lixa, 16 de Abril de 2007
José Carlos Lopes (Lixa)