quarta-feira, janeiro 24, 2007

Conferência de imprensa em Felgueiras - Roteiro de festas em homenagens a José Afonso em parceria com a AJA (Norte)


Fotos e som, do jornal Expresso de Felgueiras


Felgueiras abre ciclo de homenagens nacionais a José Afonso distribuindo cravos de Abril


Felgueiras está na agenda de um acontecimento cultural a nível nacional, no próximo dia 3, sendo o concelho que vai abrir o ciclo de festas nacionais em homenagem a José Afonso, no mês em que se completam 20 anos após a sua morte, ocorrida a 23 de Fevereiro de 1987.
Porto e Guimarães são algumas das diversas regiões que vão prestar tributo ao músico, no âmbito de parcerias entre o núcleo do norte da Associação José Afonso (AJA) e colectividades locais. Zeca Afonso, tido como um dos ícones da liberdade em Portugal e figura marcante da música portuguesa, será lembrado em vários pontos do país durante todo o ano de 2007.
Na passada terça-feira, a direcção da Casa do Povo da Longra convocou uma conferência de imprensa no Hotel Horus para dar a conhecer oficialmente que aquela associação cultural vai arrancar, no primeiro sábado de Fevereiro, nas suas instalações, com o evento de tributo inaugural ao autor de “Grândola” e que, para tal, conta com a parceria da AJA (núcleo do norte) e com o apoio da Associação 25 de Abril e do Sindicato dos Professores. A iniciativa de Felgueiras denomina-se “Somos Nós os Teus Cantores”, em que será também evocado Adriano Correia de Oliveira, cujo falecimento prematuro completa 25 anos em Outubro, a quem, na altura, a Casa do Povo e a AJA prestarão igual tributo.
Nessa conferência de imprensa, estiveram presentes Adão Coelho (presidente da CP Longra), José Carlos Pereira (membro activo das duas associações), o coronel Rui Castro Guimarães, da Associação 25 de Abril, e António Baldaia, do Sindicato dos Professores do Norte.



Felgueiras – “Somos Nós os Teus Cantores”



O ponto alto deste dia consistirá num espectáculo musical, pelas 21,30 horas, em que irão actuar Francisco Fanhais e Tino Flores, da geração da canção de intervenção, e três grupos musicais: a banda “Hyubris”, que tem dado muitos espectáculos, principalmente nas FNAC’s, e se destacou no programa da RTP “Portugal no Coração”; os “Erva de Cheiro”, de Lisboa, muito numeroso, com um reportório alargado na música tradicional, que vão lançar, nesse dia, em Felgueiras, o CD “Que Viva o Zeca!”; e o grupo AJAforça, que nasceu em torno da AJA (norte). A embelezar o espectáculo, serão distribuídos pela assistência cravos de Abril.

Da parte da tarde, será inaugurada uma exposição muito completa sobre a vida e a obra do homenageado e vão ser anunciados dois livros – um da Arca das Letras, sobre Adriano Correia de Oliveira; outro de Miguel Gouveia, de escrita criativa para crianças sobre José Afonso. Segue-se a assinatura de um protocolo entre a AJA e a CP Longra, antes da realização de um debate/tertúlia, em que irão estar presentes, Alípio de Freitas (presidente da AJA), Isabel e José Manuel Correia de Oliveira (filhos do Adriano), Alexandre Manuel (jornalista, ex-editor do DN), Alexandre Castanheira (académico), Paulo Alão (antigo executante musical de Zeca e Adriano), entre outros que se deverão juntar. Simultaneamente, ao lado, será realizado um workshop com um grupo de crianças sobre a vida e a obra de José Afonso.



Porto e Guimarães


No Porto, no Clube Literário, entre os dias 14 e 17, dar-se-á lugar a um conjunto de debates, colóquios e uma exposição, onde irão falar José Mário Branco, Francisco Fanhais, Elfried Elgelmeyer, José António Gomes, entre outros.
Em Guimarães, a noite de 23 de Fevereiro será dedicado a grupos de teatro amador e a uma exposição do “Mundo da Canção”. No dia 24, haverá um debate; à noite, no concerto “Maio Maduro Maio” irão actuar José Mário Branco, João Afonso, Amélia Muge e o grupo galego “Ardentía”