domingo, dezembro 17, 2006

Orçamento para 2007 aprovado


Fátima Felgueiras conseguiu fazer aprovar o orçamento para 2007 na Assembleia Municipal (AM) de Felgueiras, apesar de o movimento Sempre Presente (SP) ser a força política com menos deputados (15), não obstante ter maioria na Câmara. O orçamento é de 48 milhões de euros, contra os 55 milhões de 2006.

Apesar de os vereadores do PSD e o do PS terem votado contra e as direcções partidárias terem aconselhado a mesma orientação de voto aos deputados, a proposta passou, por 33 votos a favor, 26 contra e uma abstenção.

PSD e PS alegam que o orçamento, apesar de ser mais baixo do que o anterior, é "exagerado e irrealista", dado que o montante previsto das receitas do município para 2007 varia entre 24 e 27 milhões de euros, menos 13% em relação às receitas de capital, e que as juntas de freguesia, no seu todo, irão receber apenas 1,5 milhão de euros, menos 300 mil do que em 2006.

Francisco Cunha (PSD) acusou Fátima Felgueiras de ter feito "pressões sobre os presidentes de junta" nos dias que antecederam a realização desta AM. A autarca replicou dizendo que não, que foram os partidos da Oposição que encetaram as pressões.

Durante toda a sexta-feira passada, alguns deputados pediram a substituição (até houve uma renúncia), para evitar o fogo político cruzado entre SP e oposição.

A presidente da Câmara, em resposta aos argumentos do PSD e do PS, referiu, no seu discurso "Não façam de nós lorpas. Não confundam os orçamentos das juntas com o do município. As verbas para as freguesias vêm do Governo e não das câmaras. Quanto às receitas, os senhores aprovaram a redução das taxas do IMI e da derrama municipal".