sábado, dezembro 30, 2006

"Não seja parolo, ouça música portuguesa!"



Neste fim-de-semana prolongado, não se perca muito em euforias na passagem de ano. Ouça boa música!, passada pela Esquerda Rádio, do site do BE, independentemente da sua feição política.

O que vai ouvir é música do melhor que há em Portugal. Se, eventualmente, não estiver para ouvir as músicas constantes no primeiro link, já conhecidas, ouça, pelo menos, as do segundo link, todas elas referentes ao Natal, que vão ao encontro das raízes culturais. Imperdível!


Duração do reportório do primeiro link: 1h e 5 m; reportório do segundo link: 57 m. Aí estão, ao todo, duas horas de relaxamento das artérias.



O programa "Os Cantos da Casa" surgiu na Rádio Nova, no Porto, desde a abertura daquela estação, em 1989 e ali se manteve até 1992. Ainda neste mesmo ano, prosseguiu uma efémera existência na Rádio Press, também do Porto.

Trata-se de um programa de (e sobre) música portuguesa, nas vertentes da sua divulgação e da sua crítica, partindo do pressuposto de que existe, em todos os géneros, música portuguesa de qualidade. E mesmo em quantidade mais do que suficiente para preencher a maior parte do tempo das emissões de rádio nacionais.

O projecto que enforma "Os Cantos da Casa" foi para o ar pela primeira vez em 1987,na Rádio Cultural de Ermesinde, com o título "Viagens na minha Terra". Daí transitou para o Rádio Clube do Porto (dirigido por Rui Lima Jorge, recentemente desaparecido), mudando de nome para " O nosso Canto".Após catorze anos de letargia, "Os Cantos da Casa" habitam, a partir de agora, o Esquerda Rádio.


Os Cantos da Casa" nº 2 desta nova série já está disponível. Trata-se de um programa de (e sobre) música portuguesa, nas vertentes da sua divulgação e da sua crítica, partindo do pressuposto de que existe, em todos os géneros, música portuguesa de qualidade. Com todo o peso que tem na civilização ocidental, o Natal é também amplamente abordado pela música portuguesa. Nesta emissão, ouvimos diversas formas de o cantar, desde a nossa música do século XVI à música contemporânea, passando por formas tradicionais submetidas a diferentes abordagens. Todas elas, porém, cantam muito pouco do Natal dos nossos dias, paulatinamente transformado pelos homens do século XX num ritual consumista. Com a assinatura de Octávio Fonseca e Pedro Ramajal.




















2.º link: "Os Cantos da Casa 2 (Natal) (clique aqui)




Fonte da informação: Esquerda Rádio (no site do BE) (clique aqui)