terça-feira, novembro 21, 2006

FMI (1982), de José Mário Branco

José Mário Branco
completa em 2007
40 anos de carreira

José Mário Branco (clique aqui, para aceder ao seu site) completa 40 anos de carreira em 2007. Entre toda a sua obra, damos aqui a conhecer o tema "FMI - Fundo Monetário Internacional" (clique aqui, para ouvir). É um longo trabalho poético, cénico e musical de grande qualidade, que retrata a amargura e a revolta política do autor, desanimado com os rumos que a Revolução de Abril tomou, ao ponto de pedir à mãe para "desnascer", que seria o facto de não ter nascido e não ver a quimera insuportável. Afinal cada português tem o pleno direito de expressar qual o tipo de democracia que sonhou no dia 25 de Abril de 1974.

O caro leitor não se escandalize. Em certas partes do texto vai encontrar alguns "bons palavrões" - que são açoites no sistema -, mas isso faz parte do grito de revolta e angústia espelhadas pelo autor, que, já na parte final, retoma serena e meigamente o projecto da Utopia para o futuro.

FMI foi gravado no acto da sua estreia em palco, no Teatro Rivoli, no Porto, em 1982. Tem a duração de 25 minutos. Não o perca! É magnífico! No fim das palmas, ainda poderá ouvir a canção "Ser Solidário".

José Mário Branco, hoje com 61 anos de idade, esteve exilado em França antes do 25 de Abril de 1974, e continua a não renegar a Utopia. O seu filho Pedro Branco e uma das suas sobrinhas, Clara Branco, formaram um duo, que tem dado vários espectáculos pelo país, dentro do pensamento musical dos cantores de Abril.