sexta-feira, outubro 27, 2006

Câmara admite alugar casa para despejados

Alugar uma casa pode ser a solução encontrada pela Câmara de Felgueiras para realojar uma família numerosa que se queixa de estar a dormir ao relento depois de ter sido removido, na passada terça-feira, o contentor onde vivia. A hipótese terá sido ontem colocada ao advogado da família, Pedro Carvalho, durante uma reunião com a presidente da Câmara, Fátima Felgueiras.

A autarca terá mesmo, segundo o advogado, assumido o compromisso de levar uma propostana próxima reunião do Executivo para que, " durante um determinado período de tempo, sejam subsidiadas rendas de casas onde esta família venha a instalar-se, dado que não tem nenhuma disponível".

Esta possibilidade, porém, não foi confirmada ao JN pela Câmara, que, anteontem, informou que iiria emitir um comunicado,o que, até ao fecho desta edição, não tinha acontecido.

Os 14 membros da família, de etnia cigana, estão, por enquanto, distribuídos por casas de familiares e só ontem desmobilizaram do largo fronteiro aos Paços do Concelho. Na terça-feira, dia em que foi dada a ordem de despejo do contentor, devido ao arranque da zona empresarial, a família deslocou-se para junto da Câmara de Felgueiras, obrigando, com os protestos, a presidente a sair pela porta das traseiras, sob escolta da GNR.

"Estamos a dormir ao relento. Ficamos sem nada", disse, ao JN, o chefe do clã, Alfredo Monteiro, acrescentando que, "a Câmara chegou a prometer uma casa" se a família arranjasse terreno ou, em troca, "oferecia 60 mil euros", o que "foi recusado". Entre as cinco famílias ciganas que existem no concelho, esta é a única que tem encontrado vários problemas de realojamento, alegadamente devido "a problemas de convivência".