A Câmara de Lousada promove a primeira edição do Festival Tradicional, a partir desta sexta-feira, com a abertura da Feira dos Produtos Locais. A animação começa pelas 22horas, de sexta-feira, com a actuação do grupo “Cavaquinhos de Lodares”. No sábado, é a vez do humorista Francisco Meneses e do grupo EzSpecial virem até Lousada. Para domingo está agendada a apresentação do grupo de música tradicional “Pedra d´Água”, pelas 16h, e à noite o conjunto “Alcatrão”.
Na segunda-feira, dia 17, actua o Rancho de Nogueira e, na terça, o grupo “Floppy Disk”. A noite de 19, quarta-feira, promete mais animação com os cantares ao desafio com Augusto Moreira e Irene Passos. O teatro também vai estar presente com a peça “O pai do gigante”, pelo Entretanto Teatro, no dia 20, quinta-feira. No último dia da Feira de Produtos Locais vai actuar a Orquestra Ligeira do Vale do Sousa.
O Vereador do Pelouro da Agricultura, Pedro Machado, lança o convite à população para visitar a Feira onde “onde vai ser possível encontrar produtos agrícolas do concelho, dos quais se destacam os vinhos, queijos, compotas, doçaria regional, enchidos, pão e flores”.
Vão estar presentes cerca de 18 stands que pode ser visitados de segunda a sexta-feira entre as 21h e as 24h e aos fins-de-semana entre as 17h e as 24h.
Durante o fim-de-semana vai ser ainda possível participar nos jogos tradicionais, onde se inclui a subida ao cepo, corrida de sacos, partir do cântaro e a malha. A organização dos Jogos conta com a colaboração do Grupo de Escuteiros de Silvares e decorre entre as 17h00 e as 24h00.
De acordo com a Vereadora do Turismo, Cristina Moreira “ a nossa sugestão é para a população participar nos jogos populares que há 50 anos a atrás eram os entretenimento da população. Os interessados devem efectuar a inscrição habilitando-se a fantásticos prémios”.
Fim-de-semana à mesa
A gastronomia vai ter um lugar de destaque durante o Festival.
A primeira sugestão é o Jantar à Lavrador, a realizar no próximo sábado, devendo os interessados proceder previamente à inscrição. Para sábado a ementa inclui basulaque, rojões, cabrito assado em forno de lenha, sopa seca, leite creme, aletria, vinho da região e café com bagaço. Esta iniciativa tem como objectivo recriar os repastos tradicionais com mesas de madeira, bancos corridos, debaixo de ramadas com aroma de cidreira e alfazema.
Este jantar realiza-se num restaurante local, restaurante Vale do Sousa, Meinedo, com a animação do Rancho Folclórico das Lavradeiras do Vale do Sousa. O Jantar à Lavrador volta a realizar-se nos dois sábados seguintes, dias 22 e 29 de Julho.
Os domingos gastronómicos contam com a colaboração de quatro restaurantes localizados no centro da Vila, Brasão, Visconde, Capela 2 e Galdouro, e ainda o Restaurante Vale do Sousa, em Meinedo. Cada domingo apresenta uma especialidade que pode ser deliciada em cada um dos restaurantes que aderiram com sugestões diversificadas. Assim, para o próximo domingo a sugestão é o cabrito assado em forno de lenha, na semana seguinte, dia 23, o basulaque é o rei e, no dia 30, a ementa é bacalhau assado na brasa com todos.
“Esta é mais forma de divulgar o concelho tendo como ponto de referência a nossa gastronomia aliando uma visita à Feira com uma refeição diferente” – acrescentou a Vereadora do Turismo.
A autarquia vai dar continuidade às que tem desenvolvido no âmbito da dinamização turística, como é o caso do “Descobrir Lousada”, no dia 16 de Julho, e da “Rota dos Petiscos”, no dia 22.
O domingo, dia 23, domingo, vai ser dedicado aos cavalos, com a apresentação de um espectáculo equestre, que tem início marcado para as 17h30. Com a colaboração do Centro Hípico do Vale do Sousa, nove cavalos vão apresentar as suas habilidades e proezas.
“O projecto para a dinamização e divulgação do concelho, que tem como objectivo transformar Lousada num destino turístico, está a dar os primeiros passos. Neste momento, o apoio mais importante é o da população. Para Lousada se transforme num destino turístico é precisa que a população acredite neste projecto, invista e saiba receber quem nos visita” – frisou a Vereadora do Pelouro do Turismo.