segunda-feira, julho 03, 2006

Entrada livre na Semana da Dança de Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor


O Centro Cultural Vila Flor vai acolher, de 10 a 15 de Julho, a edição deste ano da Semana da Dança. Organizada pela Oficina, a Semana da Dança de Guimarães é um projecto pioneiro no norte do país, que se realiza desde 1994, e por onde já passaram nomes de reconhecida qualidade artística e competência pedagógica, de onde se destacam por exemplo: a "Dance Storm Company", "Bird Dance Theatre Company", "Companhia Paulo Ribeiro", "Diez e Diez" de Espanha, "Companhia Corpo Vivo" do Brasil, entre outros.

Este ano, a coordenação e a direcção artística estão a cargo da bailarina e coreógrafa Aldara Bizarro. Ainhoa Vidal, Peter Michael Dietz, Carla Ribeiro, Cláudia Nóvoa e Paula Castro são os formadores do workshop.

Aldara Bizarro decidiu reunir este grupo de bailarinos de back grounds diferentes que foi encontrando, ao longo dos anos da sua actividade profissional, e com quem teve oportunidade de trocar ideias e experiências. No workshop, que irão dar em conjunto, pretendem explorar a Dança a partir de um conjunto de materiais propostos: memórias, espaços, imagens, objectos.

A semana irá ser dedicada à prática da dança, segundo algumas técnicas utilizadas na Dança Contemporânea, e à improvisação a partir de temas propostos. Ao longo do workshop, irão procurar estruturar os momentos bons criados nas aulas e os momentos verdadeiros das suas improvisações e compô-los de modo a integrarem uma apresentação final que espelhe a semana de trabalho.

No final da semana, no dia 15 de Julho, irão criar uma apresentação em que a simplicidade, o rigor, a fragilidade, a força, e o prazer da dança estejam presentes e que nos transportem para diferentes campos da emoção. A apresentação final da Semana da Dança terá lugar às 22h00, no Grande Auditório. A entrada é livre até ao limite da lotação da sala.