domingo, junho 25, 2006

PS/Felgueiras retira a confiança política a Rui Silva

"Rui Silva está a prestar
um péssimo serviço" - refere o comunicado

COMUNICADO DA COMISSÃO POLÍTICA


O PS/Felgueiras vem por esta forma demonstrar o mais profundo protesto quanto à atitude antidemocrática, intencionalmente manipuladora, e de condicionamento gravoso para o normal funcionamento da instituição Assembleia Municipal, perpetrado pelo Executivo camarário em funções.

Nunca em 30 anos de Poder socialista neste município, se assistiu a um tão grave atropelo ao funcionamento independente, democrático e autónomo, deste Órgão autárquico e seus legítimos representantes.

A reunião convocada pela Exma. Sra. Presidente da Câmara, Dr.ª Fátima Felgueiras, para o dia 21/06/2006, pelas 19 horas, nos Paços do Concelho, com ponto único de Ordem de Trabalhos “Preparação para a A.M.", enviada a todos os presidentes de junta e patrocinada conjuntamente pelos vereadores do movimento “Sempre Presente” e da Oposição (PS e PSD), é um sinal gravíssimo do não funcionamento com isenção e liberdade das instituições neste concelho. Pela pretensão de dar indicação de voto a representantes do Órgão por excelência que é a Assembleia Municipal (cujas competências são do foro deliberativo e, essencialmente, fiscalizador da acção do Executivo), a Sra. Presidente da Câmara e os Srs. vereadores presentes e directamente implicados nesta perversidade política criaram um precedente gravíssimo para o normal e credível funcionamento e actuação livre e representativa dos autarcas eleitos em sufrágio universal. Esta promiscuidade é inadmissível e intolerável num Estado Democrático e de Direito.Este acto é censurável e será objecto de reflexão para futuras atitudes a tomar junto dos Órgãos de soberania competentes.Constatámos, no entanto, a acrescida responsabilidade pela atitude assumida pelo vereador eleito na lista do PS à Câmara, Dr. Rui Silva, e que, em regime de substituição, lhe retira, não formal mas substantivamente, a possibilidade de se outorgar no direito de assumir posturas contrárias aos interesses do Partido Socialista e, essencialmente, da população que representa e que confiou em si como eleito socialista.

Este comportamento é inexplicável e notoriamente contrário aos interesses da população e do PS, acrescido pelo acto inqualificável que este vereador mantém ao insistir em pressionar e coagir os membros da AM eleitos ou inerentes (presidentes de junta) pelo PS de forma a alterem o seu sentido de voto, relativo ao ponto 5 da Ordem de Trabalhos da A.M, ontem realizada no sábado.

Pelas razões aferidas considerámos estar este vereador, Dr. Rui Silva, a prestar um péssimo serviço a todos que em si confiaram, assim como à população felgueirense em geral, pelo que não resta outra alternativa ao Secretariado da Concelhia do PS apresentar, para discussão e votação em reunião da Comissão Política, a realizar propositadamente, com carácter de urgência e extraordinária, uma moção de censura com correspondente retirada de confiança política ao vereador em questão.

Votação da proposta por unanimidade dos membros presentes.

O Secretariado da Concelhia do PS/Felgueiras

O Presidente da Comissão Política,
(Eduardo Bragança)