sexta-feira, junho 23, 2006

PS retira confiança política ao seu vereador, Rui Silva, e Marques Mendes desagradado com o papel do PSD enquanto Oposição no Executivo

O patrocínio que os vereadores da Oposição – do PSD e do PS – deram à reunião convocada pela presidente da Câmara com os presidentes de Junta com vista a, alegadamente, prepararem a reunião da Assembleia Municipal, que se realiza sábado, irritou as respectivas concelhias partidárias.
De facto, Caldas Afonso e Luís Lima, por parte do PSD, e Rui Silva, do PS, não só votaram favoravelmente a proposta da aquisição do imóvel localizado nas traseiros dos Paços do Concelho como também estiveram presentes no encontro com os autarcas das freguesias, reunião essa muito contestada pelas concelhias dos dois partidos e à qual só compareceram 9 dos 32 presidentes de Junta.
O DIÁRIO DE FELGUEIRAS (DF) sabe, de fonte bem colocada, que, brevemente, deverá realizar-se uma reunião do Secretariado do PS/Felgueiras no sentido de pedir à respectiva Concelhia a retirada de confiança política ao único vereador do PS, Rui Silva. O aparelho partidário parece estar unânime sobre a matéria.
Ao mesmo tempo, o DF sabe que, igualmente, dentro da Concelhia do PSD há um grande descontentamento em relação à atitude similar dos vereadores Caldas Afonso e Luís Lima, não obstante Francisco Cunha, líder da Comissão Política, não se pronunciar publicamente. Também soubemos, por uma fonte da Distrital do PSD, que dirigentes desta estrutura estão muito desagradados com a postura de “colagem” de Luís Lima e Caldas Afonso ao poder instituído na autarquia, tendo entrado em "rota de colisão" com os mesmos. Na passada terça-feira, ambos os vereadores, em reunião partidária, terão concordado com a orientação política de não se envolverem mais quanto à proposta de aquisição do imóvel, não obstante a terem votado favoravelmente em reunião camarária.
Segundo a mesma fonte, a alegada “colagem” dos vereadores do PSD a Fátima Felgueiras chegou ao conhecimento do próprio líder nacional do PSD, Luís Marques Mendes, que terá ficado desagradado com o que lhe já fora transmitido em Maio. Foi por isso que, no princípio deste mês, cancelou uma sua visita que estava programada a Felgueiras, para um jantar-convívio com os militantes locais. Na próxima semana, uma delegação da Distrital deverá deslocar-se a Felgueiras, “a fim de se inteirar do assunto” – garantiu a fonte da Distrital.