terça-feira, março 14, 2006

Associação para o Desenvolvimento de Margaride


Espectáculo inédito de Gaita-de-Foles

A Associação para o Desenvolvimento Social de Margaride (ADSM) promoveu, no passado domingo, a partir das 10,30 horas e durante todo o dia, um espectáculo de divulgação da Gaita-de-Foles, no salão nobre da Confraria de Santa Quitéria.
Este evento, noticiado pela Comunicação Social nacional, teve o mérito de proporcionar aos presentes algo de original em Felgueiras, foi a demonstração e a experimentação deste género musical a um público pouco ambientado com os sons da Gaita-de-Foles, não obstante fazer parte da tradição cultural e das origens de diversos povos do mundo.
Esta iniciativa foi promovida em articulação com a Associação Salta Fronteiras, a ARES Jugueiros, NEPIA, Junta de Freguesia da Pedreira e da Rádio Felgueiras. A execução musical esteve a cargo de Ricardo Coelho e Napoleão Ribeiro.

Felgueiras colabora na campanha do Banco Alimentar

A Associação para o Desenvolvimento Social de Margaride (ADSM) e o Rotary Clube de Felgueiras são, mais uma vez, as entidades de Felgueiras responsáveis pela recolha no conselho de bens alimentares no âmbito da campanha organizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome. Esta iniciativa conta em Felgueiras com a colaboração dos Escuteiros do concelho, grupo de Vicentinos, associações de estudantes e outras entidades voluntárias.
Recorde-se que esta campanha, tal como em anos anteriores, visa abastecer as pessoas mais desfavorecidas e carenciadas; em relação a Felgueiras as ofertas, que são enviadas para a direcção regional do Banco Alimentar Contra a Fome, com sede em Matosinhos, regressam ao concelho, para ajuda das famílias apoiadas pelas entidades de Solidariedade Social.
Anualmente, esta iniciativa tem sido muito bem aceite em Felgueiras, com uma média de 10 toneladas de bens alimentares recolhidos. A nível nacional, colaboram cerca de 200 mil pessoas, principalmente na recolha desses bens.
As entidades promotoras em Felgueiras desta iniciativa apelam a todas as pessoas do concelho, não esquecendo os jovens, para, mais uma vez, colaborarem nesta campanha. Os voluntários devem inscrever-se na sede da ADSM – Boutique Social / Loja Mercatus, Rua Leonor Rosa da Silva (junto ao Mercado Municipal) ou através do telefone 255926329.

Angariação de produtos usados

Mais uma vez, a Associação para o Desenvolvimento Social de Margaride (ADSM), em colaboração com outras entidades locais está a promover uma campanha de angariação de produtos usados destinados a cooperação com a ilha de Santiago (Cabo Verde) e, também com o Município de Caué, Ilha do Príncipe, no mesmo país.