(JN, 17.01.06)É inaugurada, hoje, em Lousada, com a presença do secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, a abertura do tráfego de um novo lanço da A4, que abrangerá os sublanços da A11 entre Felgueiras-Lousada e Lousada à A4, encurtando, dessa forma, a distância de 13 para seis quilómetros entre as duas localidades e, consequentemente, permitindo maior proximidade do segundo concelho ao Porto, que ficará a cerca de 40 minutos de viagem.
Por outro lado, e indo ao encontro da importância económica da indústria da região de Entre-Douro-e-Minho, a obra permitirá, também, uma ligação rápida a Vizela, que, segundo a AEONOR, "a muito curto prazo, será interligada com a A7 a sul de Guimarães, facilitando, assim, o acesso dessa região ao litoral da região Norte, a Espanha e ao desenvolvido Norte da Europa".
As novas vias da A11 e A7, em prosseguimento de obras que vêm sendo realizadas por faseamentos, envolvem uma extensão total de 170 quilómetros, cujo prazo de concessão (iniciado em 1999) é de 30 anos. O montante do investimento total da concessão é de 824 milhões de euros.
Até hoje, estavam assim distribuídos os seguintes 145 quilómetros de lanços em serviço IC 1(Apúlia)/Barcelos/Braga, 28 Kms; Braga/Guimarães, 18 Kms; Póvoa de Varzim/Famalicão/Guimarães, 38 Kms; Guimarães/Fafe, 19 kms; Fafe/Basto/Ribeiro de Pena/Vila Pouca de Aguiar (EN 206), 42 Kms. Com a abertura dos novos sublanços, que abrangem os concelhos de Lousada, Felgueiras, Amarante e Penafiel, entrarão ao serviço mais 15 quilómetros de obra, orçada em 74 milhões, tendo a empreitada sido executada pela Mota-Engil. Haverá quatro praças de portagem: no nó de Felgueiras (Rande), no de Lousada (Alvarenga), no da EN 15 (Caíde, Lousada) e no da EN 211 (S. Mamede de Recezinhos, Penafiel).
Números
120km/h
Velocidade-base para o traçado em planta.100 km/h Velocidade para o perfil longitudinal, devido às difíceis características topográficas.
4 vias
Duas para cada lado, terá a estrada, em perfil transversal.
3,75 metros
Largura das bermas pavimentadas.
4,10 metros
comprimento do separador central da estrada, hoje inaugurada sem a presença do primeiro-ministro José Sócrates.