segunda-feira, outubro 03, 2005

PSD: Comício na Lixa e outros eventos

Uma verdadeira onda laranja percorreu, no domingo, o concelho de Felgueiras, com diversas iniciativas que contaram com a adesão de milhares de apoiantes da candidatura de Caldas Afonso, num colorido e entusiasmo que fazem augurar um grande resultado a 9 de Outubro.
O grande momento foi vivido na Lixa, onde se realizou um comício no centro da cidade, com a participação de cerca de 3500 pessoas. Foi em clima de festa que foram apresentadas as candidaturas de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim, protagonizadas por Agostinho Sousa e Eduardo Pinheiro, respectivamente, momento que antecedeu os discursos de algumas figuras da candidatura social-democrata.
O momento alto ocorreu quando Caldas Afonso subiu ao palco acompanhado por dezenas de crianças que empunhavam bandeiras da candidatura, perante o entusiasmo dos milhares de pessoas que não se cansavam de gritar pelo nome do candidato à Câmara Municipal e acenar com centenas de bandeiras e lenços da candidatura.
Caldas Afonso emocionou-se com o “banho” de multidão e prometeu que, se for eleito presidente, não deixará de reconhecer à Lixa o lugar que merece no quadro do concelho, prometendo investimentos que contribuirão para a qualidade de vida de todos quantos residem no segundo pólo urbano do município. A variante àquela cidade e a construção de um parque urbano, com várias valências foram duas garantias deixadas aos lixenses por Caldas Afonso. O candidato, muitas vezes interrompido por aplausos da multidão, disse ainda que Emília Faria, conhecida por D. Milocas, será a provedora dos interesses da Lixa junto da autarquia, lembrando ainda que da sua equipa no executivo fará parte Rui Soqueiro, conhecido lixense.
Caldas Afonso retomou depois outras bandeiras da sua candidatura, prometendo um forte investimento na rede de saneamento básico, políticas sociais que minorem os impactos do desemprego, o pagamento integral dos livros do primeiro ciclo para todas as crianças do concelho, a inclusão do Hospital Agostinho Ribeiro na rede pública e o prolongamento do horário dos jardins-de-infância.
Noutro registo, lembrou que no dia 9 os felgueirenses terão de escolher entre as candidaturas (PS e independente) que são responsáveis por 31 anos de governação, que deixaram o concelho numa crise social e económica sem precedentes e falado no país pelas piores razões, ou a candidatura do PSD, que apresenta um projecto credível, assente numa equipa de gente com provas dadas, que será capaz de devolver ao concelho a estabilidade e o desenvolvimento que todos os felgueirenses merecem.
Antes, discursara o candidato à Assembleia Municipal, Francisco Cunha, que alertou para o perigo de os felgueirenses escolherem uma pessoa, com dois passaportes, que, depois de ter fugido para o Brasil para não se presa, terá agora de se preocupar em defender-se em tribunal dos inúmeros crimes de que está acusada, restando-lhe pouco tempo para governar a autarquia. Criticou também o PS, recordando que o seu cabeça-de-lista, que nem sequer tem o apoio da concelhia, esteve 12 anos na Câmara e nada conseguiu para a Lixa. Para Francisco Cunha, só o PSD reúne condições para devolver ao concelho a tranquilidade e transparência necessárias para que Felgueiras volte a ser um dos mais desenvolvidos concelhos do distrito do Porto.
Um dos discursos mais apreciados foi o do lixense, Rui Soqueiro, número três na lista do PSD. De forma contundente, criticou os 31 anos de governação socialista, enunciando várias promessas à Lixa nunca cumpridas pela Câmara de Felgueiras.
Para Rui Soqueiro, a Lixa, que tradicionalmente vota PSD, tem todas as razões para continuar escolher maioritariamente as propostas social-democratas, porque poderá contar com um presidente da Câmara que já deu sinais inequívocos de que terá para com aquele centro urbano a atenção que nunca outro chefe do executivo municipal lhe dedicou.
O dia de domingo prosseguiu com apresentações das candidaturas nas freguesias de Varziela, Várzea, Pinheiro e Regilde. Em todos os momentos, registou-se a presença de muitas centenas de pessoas, trajadas com as cores da candidatura social-democrata, que ouviram as propostas de Caldas Afonso e dos respectivos candidatos às Juntas de Freguesia.
(Fonte da informação: texto e foto da Candidatura de Caldas Afonso)