quarta-feira, outubro 05, 2005

´"Há um caso de ética em Felgueiras", diz Almeida Santos

O presidente do PS, Almeida Santos, afirmou hoje (quarta-feira), em Felgueiras, durante um almoço-comício do PS, que nas eleições de domingo naquele concelho, estão "em causa os valores da transparência, da lisura e da honestidade".
Foram declarações decorrentes do facto de Felgueiras estar a ser, de há uns tempos a esta parte, falada pelas piores razões, devido ao famigerado caso do "saco azul". O ex-presidente do Parlamento defendeu que "em Felgueiras se coloca um caso de ética", acrescentando que "estão em causa os valores da transparência, da lisura e da honestidade". Almeida Santos lembrou que o PS é um partido "onde vigoram os princípios da ética republicana, e onde os ministros se demitem, com grande dignidade, logo que se levanta uma suspeita, para que não haja dúvidas sobre a sua integridade".
Nesta iniciativa de campanha do PS-Felgueiras, que decorreu em Pombeiro, nos arredores de Felgueiras e a que assistiram mais de 500 pessoas, o candidato à Câmara, José Campos, denunciou que elementos ligados a uma lista candidata às eleições, andam a aliciar os candidatos socialistas, uma vez que essa lista não concorre às Assembleias de Freguesia: "Pela calada da noite, como a PIDE fazia, andam a aliciar os nossos candidatos, numa situação que eu julgava já estar arredada de Portugal, uma vez que o 25 de Abril já aconteceu há mais de 30 anos. Isto é uma vergonha!".
O dia terminou com um comício-festa na vila de Barrosas, que juntou mais de 200 pessoas e em que foram apresentadas as propostas para aquela área urbana, bem como mais denúncias por parte de vários elementos da candidatura, sobre os já referidos aliciamentos que, no entanto, não tiveram eco e que, no dizer de José Campos, "só têm fortalecido os laços das mais de 800 pessoas que participam na candidatura do PS".
Na oportunidade, o candidato socialista evocou Barros Moura, ex-presidente da Assembleia Municipal, entretanto falecido, que disse, a propósito dos acontecimentos que têm marcado Felgueiras, que "o concelho de Felgueiras não é a aldeia de Astérix", acrescentando que quem está a denegrir Felgueiras deve ser punido nas próximas eleições autárquicas: "Felgueiras é uma terra de gente de bem, trabalhadora e que nada tem que ver com quem anda a difamar o seu bom-nome".
De resto, lembrou que a sua candidatura sempre teve por missão devolver a auto-estima aos felgueirenses e que isso vai acontecer, seguramente, depois do próximo domingo, com a vitória do PS.
(Fonte da notícia e fotos: "Por Felgueiras, Estamos Cá")