sexta-feira, setembro 30, 2005

Marques Mendes desafia Sócrates a vir a Felgueiras (II)

O presidente do PSD, Luís Marques Mendes, disse hoje, quinta-feira, em Felgueiras, que as eleições de 9 de Outubro serão uma oportunidade de todos os felgueirenses contribuírem, através do voto, para “dar mais dignidade à vida pública e para afirmação dos valores da democracia”.
Para o líder social-democrata, que falava na sede da candidatura de Caldas Afonso, tudo o que se passou recentemente com a candidatura independente em Felgueiras “é do mais grave do que tem sucedido em Portugal”.
“É preciso que o povo assuma as suas responsabilidades porque vai jogar-se aqui a afirmação dos valores essenciais da vida democrática. É importante que o povo penalize os políticos que são maus exemplos”, enfatizou, aplaudido por dezenas de simpatizantes do PSD.
Reportando-se à polémica do regresso a Portugal da protagonista daquela candidatura, depois de se ter ausentado do país para evitar a prisão preventiva, Luís Marques Mendes considerou aquele comportamento “inaceitável”, lembrando que todo o país ficou “perplexo, chocado e estupefacto”.
Para o presidente do partido laranja, impõe-se o esclarecimento das “suspeitas” que rodearam o regresso da candidata, “pondo em causa a credibilidade das instituições da democracia, fazendo gato-sapato da justiça”.
“Tudo isto é um escândalo para a maioria dos portugueses”, reforçou Luís Marques Mendes, enquanto apelava ao líder do PS, José Sócrates, para vir a Felgueiras dizer o que pensa sobre todo “este espectáculo que põe em causa os valores da ética, transparência e seriedade”.
Antes de terminar, reafirmou o seu empenho pessoal e do partido em ajudar a candidatura de Caldas Afonso, concluindo que as eleições do dia 9 constituirão um combate importante para Felgueiras e para o país.
O candidato, Caldas Afonso, lamentou a mediatização excessiva do concelho pelas piores razões, afirmando-se preparado para iniciar um novo ciclo na governação do município, “que devolva a auto estima a todos os felgueirenses”.
“Todos queremos transmitir aos nossos filhos o que é ter valores”, destacou em tom determinado.
Caldas Afonso acusou depois o PS de ser responsável por toda a situação em que está mergulhado o concelho, apontando alguns exemplos do atraso de Felgueiras, sobretudo em matéria de infra-estruturas como o saneamento básico e a rede viária municipal.
Mostrando-se convicto de que a maioria dos felgueirenses já não se revê no actual modelo de gestão socialista na Câmara, apresentou o manifesto eleitoral da sua candidatura, que contempla sete pontos prioritários, incluindo a revitalização económica, combate ao desemprego, apoio social às pessoas com mais dificuldades económicas, construção de um pavilhão multiusos e parques urbanos em Felgueiras, Lixa e Barrosas, entre outros aspectos. Caldas Afonso reafirmou depois o seu compromisso de, enquanto presidente da Câmara, criar condições para que os livros escolares do primeiro ciclo passem a ser gratuitos.
A terminar, deixou uma palavra de confiança aos simpatizantes da candidatura, afirmando que “chegou a hora de dizer basta às confusões por que passa o concelho” e partir para um novo “ciclo de progresso e estabilidade”.
O líder da Distrital do Porto do PSD; Marco António Costa, reafirmou as qualidades pessoais e profissionais de Caldas Afonso, mostrando-se seguro de que a população de Felgueiras está a aderir à mensagem da candidatura social-democrata, não hesitando em exibir aos jornalistas fotografias das grandes iniciativas já realizadas pela candidatura, nomeadamente o comício no mercado municipal e o jantar feminino, onde se viam milhares de apoiantes.
No final, a comitiva liderada por Luís Marques Mendes, que incluía Caldas Afonso e Francisco Cunha, percorreu a pé a Avenida Dr. Leonardo Coimbra, onde contactou com dezenas de felgueirenses.
(Fonte de informação. Textos e fotos: Candidatura de Caldas Afonso)