terça-feira, agosto 09, 2005

Candidatura de José Campos reforçada no interior do partido (conferência de imprensa)

Depois da conferência de imprensa dada por Inácio Lemos, líder da Concelhia do PS/Felgueiras – ontem, pelas 18 horas –, a anunciar a retirada da confiança política ao candidato do partido à Câmara Municipal, José Campos, este, passadas três horas e meia, veio a público, também em conferência de imprensa, mas na sede de campanha, para reagir ao facto que marcou o dia de ontem em Felgueiras.
José Campos contou com a solidariedade de Agostinho Gonçalves, responsável da Comissão Eleitoral do PS pelo Distrito do Porto, que esteve presente no encontro com os jornalistas.

Resumo alargado do comunicado lido por José Campos:
“Esta conferência de imprensa foi convocada face ao comunicado dado a conhecer à Comunicação Social pelo Sr. Presidente da Comissão Política Concelhia do PS/Felgueiras, Dr. Inácio Lemos. O Dr. Francisco Assis, líder da Distrital do PS/Porto, deu a sugestão para o encontro com os senhores jornalistas.
Começo por afirmar que a Comissão Política do PS/Felgueiras não reuniu para tomar qualquer posição em relação às candidaturas do partido às próximas eleições autárquicas. Elementos da Concelhia fazem parte da comissão de candidatura e farão parte das listas à Assembleia Municipal, à Câmara Municipal e às assembleias de freguesia. As listas à Câmara e à Assembleia serão dadas a conhecer, conforme timing anteriormente definido e aceite, em primeira mão, à direcção de campanha amanhã (hoje), em reunião a realizar pelas 21,30 horas nesta sede da campanha. O processo administrativo das candidaturas encontra-se em fase de conclusão. Não se vislumbram as razões que levaram o presidente da Concelhia, Dr. Inácio Lemos, a tomar a posição hoje assumida.
Lamenta-se que o presidente da Comissão Política usar falar em nome da Concelhia sem que, para tal, tivesse reunido, conforme pode ser comprovado pelos elementos da Concelhia aqui presentes. Permitam-me lembrar a todos o seguinte: a minha indigitação foi aprovada pela Concelhia após uma eleição interna sem quaisquer tipo de condicionantes como candidato à Câmara Municipal pelo PS.
Pelo presidente da Comissão Política Distrital, Dr. Francisco Assis, foi retirada a mesma posição na presença do Sr. Presidente da Comissão Política Concelhia, Dr. Inácio Lemos, e, na altura, também, na presença do deputado Eng.º Agostinho Gonçalves.
Aprovada pelos órgãos nacionais do partido, a minha candidatura foi apadrinhada em 01 de Maio pelos dirigentes nacionais José Lello, Carlos Zorrinho e Francisco Assis, no Teatro Municipal, como é do conhecimento público.
Os candidatos às 32 juntas de freguesia assumiram o seu compromisso formal, público e inscrito, nesta sede de campanha, em 02 de Junho. O Dr. Inácio Lemos, por várias vezes, publicamente e, mais recentemente, em carta dirigida aos militantes do partido, reiterou o seu condicional apoio à minha candidatura pelo PS.
A JS, em comunicado difundido na imprensa, reiterou, também, recentemente, o mesmo apoio, total e inequívoco. Estranho e não compreendo o que levou o Dr. Inácio Lemos a tomar a posição por ele assumida hoje.
Estou em condições de afirmar, até pelo comunicado hoje difundido à imprensa pelo Dr. Francisco Assis, que é me garantido total apoio à candidatura do PS, de que sou o cabeça-de-lista, sendo que a mesma será irreversível.
Por Felgueiras, e só por Felgueiras, estamos cá.

Excertos de algumas respostas de José Campos a perguntas feitas pelos jornalistas:
“A posição do Dr. Inácio Lemos é mais pessoal, apenas acompanhada por uma dou duas pessoas, já que a maioria dos elementos da Comissão Política estão aqui presentes, nesta hora, que responderam em escassas horas a uma conferência de imprensa dada pelo Dr. Inácio Lemos. Não precisaram de um fim-de-semana para pensar sobre a posição a tomar”.

“O único elemento que tem competências delegadas para sufragar ou para reiterar a veracidade e a legalidade das candidaturas é o Prof. Edgar Silva e mais ninguém, seja na Concelhia, seja na comissão de candidatura”.

“Os militantes de base devem rever-se na candidatura protagonizada por mim e por todos os que me acompanham, pelo símbolo do PS, que tem gerido os destinos do concelho, o único partido que pode resolver muitas das ambições e carências que Felgueiras tem”.

“O episódio de hoje não abalou a minha candidatura; a prova inequívoca está dada aqui, com estes militantes nesta sala, muitos deles pertencentes à Concelhia. O apoio à minha candidatura está dada a nível local, a nível distrital e a nível nacional”.

“Quem ganha as eleições são os autarcas das freguesias”.

“Quem me conhece sabe que não sou prepotente. Tento estar distante das pressões e a jogos pouco éticos, que entendo que não devem ser usados na política”.

Excertos de algumas respostas de Agostinho Gonçalves a perguntas feitas pelos jornalistas:
“O candidato é o Prof. Campos, o partido, a nível nacional e local, e os autarcas estão em volta do Prof. Campos”.

“Há uma grande precipitação (em relação ao comunicado de Inácio Lemos) que terá que ser corrigida. Em qualquer candidatura, em qualquer partido, há os seus percalços; não é só aqui”.

“O caso de hoje está resolvido. Sem dúvida”.

(Foto com direitos reservados)