quarta-feira, agosto 03, 2005

Augusto Faria é um “quebra-cabeças” para as três candidaturas

Até altas horas da madrugada de hoje, decorria, algures em Santa Quitéria, um encontro pessoal – não a título oficial – entre elementos da candidatura de Fátima Felgueiras (Terceira Via) e elementos da de Caldas Afonso (PSD), que culminou com contacto directo com Fátima Felgueiras sobre alguns pormenores da actualidade política local.
Uma fonte que esteve presente na reunião disse ao DIÁRIO DE FELGUEIRAS que a divulgação que fizemos das equipas prováveis (primeiros quatro lugares) das candidaturas de José Campos (PS), Caldas Afonso (PSD) e Fátima Felgueiras (Terceira Via) terá motivado a realização do encontro interpartidário.
A lista que publicámos contém os nomes mais prováveis, de momento. Os que se reportam aos 4.ºs lugares ainda não são definitivos em relação aos nomes escolhidos (ou a escolher), mas, a nosso ver, os 3.ºs afiguram-se irreversíveis, tendo os cabeças-de-lista a opção já tomada.
Como se sabe, as listas para as eleições autárquicas terão que ser entregues no tribunal até ao dia 16 deste mês. Até lá, dia para dia, pelo menos, no PS e no PSD, verifica-se uma luta titânica pelos 4.ºs lugares. Como referimos anteriormente, poderá verificar-se na composição camarária um dos seguintes xadrezes: 3+2+2 ou 3+3+1. Se a lista vencedora não alcançar a maioria absoluta, tornar-se-á infrutífero lutar tão “sanguinariamente” pelos 4.ºs e, até mesmo, pelos 3.ºs lugares.
Segundo a mesma fonte, a alusão que fizemos, nó sábado, sobre a possibilidade de Erica Durães poder figurar na 4.ª posição na lista de Campos acalentou a esperança dentro do movimento da Terceira Via que Inácio Lemos, líder da Concelhia do PS/Felgueiras, iria demitir-se do seu cargo partidário por não ter lugar garantido na candidatura.
O que temos a dizer é que fizemos uma antevisão da provável composição das equipas, não havendo, portanto, certezas absolutas. Poder-se-ia elaborar diariamente uma espécie de “Bolsa de Valores” para se avaliar a cotação dos candidatos a candidatos…
No PS, à data presente, Erica Durães é o nome mais provável, mas, à última hora, poderão haver alterações. Eduardo Bragança, Inácio Lemos, entre outros, mesmo um pouco contra a vontade de José Campos, poderão ser chamados para esse lugar, a fim de ser evitada uma pequena sangria em torno da candidatura.
No PSD, Carla Meireles, uma jovem licenciada na área social, residente na Serrinha, é o nome mais falado para o 4.º lugar, até porque, tal como Erica no PS, trata-se de uma mulher. No entanto, se assim for, esperemos para ver qual a posição de Eduardo Teixeira, tão frontal e directo nas palavras. Eduardo Teixeira é um homem do povo, com quem diariamente contacta e convive. E isso é uma arma!... para ele.
Contudo, a reunião política de ontem, em Santa Quitéria, entre elementos do PSD e da Terceira Via, oficialmente, não existiu; na prática, serviu para que Augusto Faria se decida, ou seja, qual a candidatura que o Presidente de Idães vai apoiar para a Câmara Municipal. Fonte presente a reunião disse ao DIÁRIO DE FELGUEIRAS que “Augusto Faria se encontra numa encruzilhada política”.
Se assim é, das três uma: o lugar de Erica, pelo PS, ou de Carla Meireles, pelo PSD, ou, ainda, de Bruno Pereira, pela Terceira Via, poderá vir a pertencer a Augusto Faria. No PS, a possibilidade é remota, mas algo é certo: o que há um mês foi verdade, com a demissão de Augusto Faria de todos os cargos partidários e de militante, para a semana poder ser mentira. Faria é um “dinossauro” político e vê no PS a “carruagem” que vai à frente, porque, nestes poucos meses que faltam até às eleições, a formação partidária que governa a Câmara Municipal é o PS, que, como já dissemos, tem, pelo menos, metade do poder municipal nas mãos.