Maria Isabel Loureiro: a arte de uma
escrita leve e doce para a infância
escrita leve e doce para a infância
Maria Isabel Loureiro, reconhecida escritora portuguesa e a quem já temos feito referência neste espaço, está prestes a alcançar mais uma etapa na sua carreira literária, graças ao seu talento na escrita para a infância – uma escrita onde, tornamos a sublinhar, fica demonstrada uma notada leveza, doce e natural, nos desfilar das letras, das sílabas e das frases, cujo texto é um fio condutor para o “mundo dos sonhos”, que faz “baixar” a leitura à infância de todos nós, e que nos torna mais compatibilizados com o mundo natural e humano e fraternalmente ligados ao poder criativo da palavra enquanto “fala” dos sentimentos. A autora e o ilustrador pintor Norberto Nunes acabam de assinar contrato com uma editora de São Paulo (Brasil) no sentido de esta editar os livros da colecção Sementinhas, dirigida a crianças a partir dos seis anos de idade, e que em Portugal tem a chancela da Editora Quebra Nozes. A referida colecção, ilustrada por Norberto Nunes, e que entretanto deverá conhecer novos temas, até ao momento, é composta pelos seguintes títulos:
- A Sementinha no Jardim Zoológico
- A Sementinha na Floresta
- A Sementinha na Lua
- A Sementinha na Quinta do Moinho
- A Sementinha na Escola
- A Sementinha no Brasil
- A Sementinha em Itália
- A Sementinha em Espanha
- Encontro e Festa de Aniversário das Sementinhas
Ao mesmo tempo, o livro, João e o Pardalito de Bico Amarelo, da mesma escritor, também da Editora Quebra-Nozes e ilustrado por Ana Bossa, foi colocado, recentemente, na rede de bibliotecas públicas da Galiza. Como já noticiámos, a esta obra tem uma particularidade: a ilustradora trabalhou em 3 D, em que se destaca a originalidade na fusão das técnicas, inovadora em publicações para a infância. Cada imagem reflecte um universo criativo povoado de cenários de papel e figuras em terracota, que habitam em “plateau” onde o desenho de luz resgata, como no cinema de animação, a tridimensionalidade das formas, e que condiz perfeitamente com a escrita terna e acessível de Isabel.
Até ao momento, Maria Isabel Loureiro publicou cerca de vinte obras literárias em diversas editoras: a Didáctica Editora, o Editorial O Livro, a Bertrand Editora, a Everest Editora e a Editora Quebra-Nozes. A maior parte dessas obras estão incluídas no Plano Nacional de Leitura (PNL). Para além da criação literária, Isabel publicou - nem mais nem menos -104 livros didácticos em três editoras: Foc Escolar, Didáctica Editora e Editorial O Livro.